Senadores dos EUA apresentam projeto para revogar tarifa de Trump contra o Brasil

Um grupo bipartidário de senadores americanos protocolou no Senado, nesta semana, um projeto de lei para revogar as tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida, considerada sem base legal por parlamentares de ambos os partidos, busca encerrar os efeitos da declaração de emergência utilizada por Trump para justificar o aumento de impostos, que afeta diretamente consumidores e empresas nos Estados Unidos e exportadores no Brasil.

O texto foi apresentado por Tim Kaine (Democrata-Virgínia), Rand Paul (Republicano-Kentucky), Chuck Schumer (Democrata-Nova York), Jeanne Shaheen (Democrata-New Hampshire) e Ron Wyden (Democrata-Oregon). Segundo eles, as tarifas encarecem bens essenciais importados, como café, e prejudicam o comércio entre os dois países, responsável por movimentar bilhões de dólares anuais e sustentar milhares de empregos nos EUA.

Por ser uma resolução considerada “privilegiada”, o projeto terá de ser votado pelo Senado, abrindo espaço para um novo embate político sobre os limites da autoridade presidencial na política comercial americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *