Belém celebra diversidade e resistência na 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

A capital paraense se prepara para viver um momento mais um momento marcante no próximo dia 28 de setembro, com a realização da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belém. Organizado pelo Grupo Homossexual do Pará (GHP), o evento consolida-se como um dos maiores atos de celebração da diversidade e defesa dos direitos da população LGBTQIA+ na Amazônia, que pretende reunir milhares de pessoas em um ambiente de festa, luta e visibilidade.

Com o tema “Patrimônio histórico e imaterial da população LGBTI+ na Amazônia”, a edição deste ano propõe um olhar especial sobre a importância das manifestações culturais, artísticas e sociais da comunidade LGBTQIA+ na região. A proposta é valorizar cores, bandeiras, narrativas, expressões e histórias que compõem o patrimônio coletivo da Amazônia e merecem reconhecimento e respeito.

A concentração da Parada está marcada para as 12h, na Avenida Doca de Souza Franco, ponto de partida do desfile que vai percorrer as ruas de Belém em um cortejo repleto de música, performances artísticas e reivindicações por igualdade e direitos e finalizará na Praça Waldemar Henrique, com diversas atrações como show da Banda Fruto Sensual e show de Drag’s. A programação não se limita ao dia principal do evento e inclui diversas atividades ao longo do fim de semana.

Na véspera da Parada, 27 de setembro, será realizada a primeira edição da Feira da Diversidade, na Praça Waldemar Henrique. O espaço reunirá empreendedores LGBTQIA+ expondo e vendendo seus produtos, além de oferecer serviços essenciais ao público, como emissão de documentos, orientações jurídicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, vacinação e distribuição de materiais de prevenção.

Outro ponto de destaque é a entrega do Prêmio Cidadania LGBTI+, que homenageou ativistas e lideranças que contribuíram historicamente para a defesa dos direitos e da cidadania da população LGBTQIA+ no Pará na noite da última quarta-feira, 24, no Memorial dos Povos em Belém.

A Parada propriamente dita, no domingo, será marcada por desfiles, shows e manifestações artísticas, além de ações voltadas à saúde, direitos humanos e inclusão social. Mais do que uma celebração, o evento busca chamar atenção para desafios que ainda persistem, como a violência, a discriminação e a ausência de políticas públicas efetivas voltadas à população LGBTQIA+.

Ao valorizar o patrimônio histórico e imaterial da comunidade, a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belém propõe também uma reflexão sobre memória, ancestralidade e resistência. A inclusão de iniciativas como a Feira da Diversidade e os serviços gratuitos mostra que o evento vai além da festa: é um espaço de construção cidadã, fortalecimento de identidades e promoção de direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *